segunda-feira, 21 de março de 2011

APCO - Certificação de qualidade

Na sequência da auditoria externa realizada recentemente pela Associação Portuguesa para a Qualidade (entidade que assegura a representação do EQUASS em Portugal) no âmbito do processo de certificação EQUASS Assurance - Certificação da Qualidade dos Serviços Sociais, a APCO obteve a certificação EQUASS nível I.

O EQUASS – European Quality in Social Services é um sistema Europeu que certifica a qualidade na prestação de serviços sociais.

Espera-se hoje, que as organizações do sector social sejam competentes, que assegurem resultados e que acrescentem valor a todas as partes interessadas (clientes, famílias, colaboradores, parceiros, entidades financiadoras, comunidade, decisores políticos, entre outros). Deste contexto surgiu na APCO a vontade de fazer uma aposta no domínio da Gestão da Qualidade dos seus Serviços, nomeadamente através da sua certificação segundo a Norma Europeia EQUASS Assurance I.

Estimular o desenvolvimento do sector social promovendo o compromisso das Instituições com a qualidade e a melhoria contínua; ser um instrumento de garantia da qualidade reconhecido pelos clientes/utilizadores a nível europeu; contribuir para a modernização dos serviços; possibilitar a diferenciação, utilizando a qualidade dos seus serviços como uma vantagem competitiva, constituem objectivos do EQUASS – referência europeia para o sector social, os quais a APCO abraçou.

Integrando nove princípios de excelência (liderança, orientação para os resultados, abrangência, ética, direitos, participação, orientação para o cliente, parcerias e melhoria contínua) espera-se o aumento da satisfação dos clientes e de todas as partes interessadas; o aumento da confiança, interna e externa, nos métodos de trabalho; e a sistematização e melhoria dos processos operacionais com ganhos na qualidade de funcionamento e na qualidade dos serviços prestados.

A obtenção da qualidade nas actividades desenvolvidas e nos serviços prestados aos clientes da Associação de Paralisia Cerebral de Odemira é um compromisso assumido e partilhado pela sua Direcção e por todos os colaboradores da Instituição, mediante a aplicação dos princípios de serviço de solidariedade e os conceitos de trabalho em equipa e dos processos de melhoria contínua.

Através da qualificação, sensibilização e motivação dos nossos colaboradores para a excelência do serviço prestado e na orientação da gestão pelos princípios do desenvolvimento sustentável, o nosso objectivo é oferecer aos clientes serviços que satisfaçam as suas necessidades, acrescentando continuamente valor aos padrões globais de qualidade de vida.

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